Entrevista com a Síndica Mara

Entrevista com a Síndica Mara
Para entender de Administração Condominial é essencial compreender o papel de uma figura central neste cenário: o Síndico.
O Síndico, seja profissional ou morador, sempre vai ser o gestor que assume a responsabilidade civil e criminal pela gestão. O cargo é eletivo e requer muita disposição e preparo.
Nesse espaço, convidamos a Síndica Mara Sandra Lourenço, Síndica moradora do Condomínio Iguaçu IV, está no cargo ha 8 anos. Mara também é Síndica do Condomínio Baia Blanca, neste atuando como Síndica Profissional.
Vamos aproveitar a experiência de Síndicos que já trilharam um caminho de sucesso e descobriram meios de exercer bem o seu mandato de Síndico com responsabilidade e dedicação. Aproveitamos a agradecer a nossa querida Mara a gentileza de nos presentear com sua entrevista e de estar sempre nos brindando com sua alegria e dedicação.
BLOG CM PREMIUM: Síndica Mara, quais foram os motivos que a levaram a iniciar seu trabalho como Síndica, ha 8 anos atrás?

Síndica: Os motivos que me levaram a primeira eleição foi uma destituição de síndico.Eu sempre me envolvi e participei das questões do condomínio, como conselheira ou não, por esse motivo,  essa destituição ocorreu com a minha iniciativa, buscando assinaturas para convocação de eleição, expondo aos condôminos os nossos direitos. Os condôminos convocaram a assembleia exigindo a  prestação de contas e sem a sua  aprovação e a falta de transparência conseguimos  a destituição. Assim fui indicada pelos condôminos e eleita por unanimidade. Assumi com esta situação que exigia mudanças rápidas,  caixa negativo e muitas manutenções a serem feitas.

Embora nunca tivesse pensado em ser síndica esse novo desafio me incentivou a pesquisar e estudar, conhecendo melhor a legislação, buscando boas parcerias para apoiar a minha administração.

Foi difícil o início mas não consegui parar até agora.

BLOG CM PREMIUM: Com sua experiência, cite quais são os maiores desafios no dia-a-dia de um Síndico morador.
SíndicaViver é um desafio. Como síndica me deparo com situações novas e inesperadas o tempo todo, em condomínio é tudo muito dinâmico.

A sociedade atual exige novas posturas diante de vários aspectos como a preservação do meio ambiente, a segurança, o transporte, etc. O condomínio precisa dar respostas de forma consciente a todas essas situações atuais levando sempre em conta o seu contexto, localização, classe social e cultural dos condôminos. Esse é o  meu maior desafio, lidar com todas essas questões de forma equilibrada e harmoniosa.

BLOG CM PREMIUM: Quais as diferenças entre ser Síndica moradora e profissional?

Síndica: Acho mais desafiador ser síndico profissional, afinal você foi eleito em assembleia por observação da sua atuação. Exige uma dedicação maior para conhecer os problemas e conquistar a confiança dos condôminos.Você  não participou das gestões anteriores, não conhece a história desse prédio nem o histórico das questões sociais. Por este motivo muito mais difícil para propor as mudanças necessárias, pautadas na legislação.

BLOG CM PREMIUM: Na sua opinião, quais são os elementos de sucesso para um bom Síndico e como os condôminos podem ajudar na Gestão.
Síndica: Para se sair bem em qualquer atividade é fundamental o comprometimento, o conhecimento e a facilidade em pesquisar. Alguns requisitos básicos como a calma, equilíbrio, atenção e disponibilidade são fundamentais para resolver conflitos.