A Assembleia é um dos momentos mais importantes da rotina do Condomínio. Neste ato solene, que tem um rito próprio, define-se os rumos do Condomínio.
Vamos lá, traduzindo em alguns conceitos simples:
A Assembleia deve ter uma pauta bem amadurecida. O Síndico pode fazer muitas reuniões com conselho e condôminos entre as Assembleias. Elas não tem caráter deliberativo, porem ajudam a amadurecer os temas e criar uma pauta objetiva e de interesse geral. Pautas atrativas geram maior participação. Pautas extensas ou confusas podem levar à perda de interesse e quorum.
A convocação dos condôminos, seja pelo Síndico ou por 1/4 dos Condôminos, deve obedecer o prazo estabelecido na Convenção do Condomínio. Deve ser clara e objetiva, pois o momento será de decisões através das votações.
Somente fazem parte da Assembleia os condôminos em dia com suas obrigações condominiais. O pagamento em dia de sua taxa é requisito essencial, o inadimplente não pode votar ou participar dos debates e decisões.
O preparo para o momento da Assembleia é essencial. Os relatórios, orçamentos, informações técnicas, etc, devem estar à mão para expor aos condôminos para que possam tomar suas decisões em voto.
As deliberações devem estar em sintonia com a Lei e o quorum deve ser atendido, pois as decisões vão ser colocadas em prática após a Assembleia.
Muitos outros pontos são importantes para a Assembleia e vamos conversando mais nos próximos posts.
A ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIOS CMPREMIUM tem toda uma metodologia para atender o Condomínio neste importante momento. O cuidado vai da convocação às demandas, do material de áudio e vídeo à organização técnica do ato. Temos um setor específico para atender nossos Condomínios clientes.
Acesse nosso canal e saiba mais:
Quer conversar a respeito, tem dúvidas? Entre em contato!