ASSEMBLEIA DE CONDOMÍNIO

A Assembleia é um dos momentos mais importantes da rotina do Condomínio. Neste ato solene, que tem um rito próprio, define-se os rumos do Condomínio.

Vamos lá, traduzindo em alguns conceitos simples:

  • A Assembleia deve ter uma pauta bem amadurecida. O Síndico pode fazer muitas reuniões com conselho e condôminos entre as Assembleias. Elas não tem caráter deliberativo, porem ajudam a amadurecer os temas e criar uma pauta objetiva e de interesse geral. Pautas atrativas geram maior participação. Pautas extensas ou confusas podem levar à perda de interesse e quorum.
  • A convocação dos condôminos, seja pelo Síndico ou por 1/4 dos Condôminos, deve obedecer o prazo estabelecido na Convenção do Condomínio. Deve ser clara e objetiva, pois o momento será de decisões através das votações.
  • Somente fazem parte da Assembleia os condôminos em dia com suas obrigações condominiais. O pagamento em dia de sua taxa é requisito essencial, o inadimplente não pode votar ou participar dos debates e decisões.
  • O preparo para o momento da Assembleia é essencial. Os relatórios, orçamentos, informações técnicas, etc, devem estar à mão para expor aos condôminos para que possam tomar suas decisões em voto.
  • As deliberações devem estar em sintonia com a Lei e o quorum deve ser atendido, pois as decisões vão ser colocadas em prática após a Assembleia.
  • Muitos outros pontos são importantes para a Assembleia e vamos conversando mais nos próximos posts.

A ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIOS CMPREMIUM tem toda uma metodologia para atender o Condomínio neste importante momento. O cuidado vai da convocação às demandas, do material de áudio e vídeo à organização técnica do ato. Temos um setor específico para atender nossos Condomínios clientes.

Acesse nosso canal e saiba mais:

Quer conversar a respeito, tem dúvidas? Entre em contato!

Assembléia de Condomínio

ORDINÁRIAS e EXTRAORDINÁRIAS

As Ordinárias ocorrem uma vez ao ano e, Conforme Código Civil/2002:

“Art. 1.350. Convocará o síndico, anualmente, reunião da assembleia dos condôminos, na forma prevista na convenção, a fim de aprovar o orçamento das despesas, as contribuições dos condôminos e a prestação de contas, e eventualmente eleger-lhe o substituto e alterar o regimento interno.(…)”

As Extraordinárias servem para as deliberações em geral. É convocada pelo síndico ou por ¹/4 dos condôminos.

Seguir o Código Civil, Convenção de Condomínio e o Regimento Interno para devido encaminhamento das Assembleias garante reuniões tranquilas e produtivas.

A CM Premium possui uma equipe capacitada para atendimento às Assembleias, desde a elaboração do Edital de Convocação até o efetivo cumprimento das deliberações.

Nosso setor de Assembleias assessora o Síndico em todas as necessidades, garantindo que o ato da Assembleia seja um momento legalmente bem conduzido e produtivo.

Saiba mais, tire suas dúvidas conosco.

Solicite Sua Proposta