EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM CONDOMÍNIO

Você sabe o que é Eficiência Energética?

Segundo a EPE,  Empresa de Pesquisa Energética, do Ministério de Minas e Energias:

Eficiência significa fazer mais (ou, pelo menos, a mesma coisa) com menos, mantendo o conforto e a qualidade. Quando se discute energiaeficiência energética significa gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou obter o mesmo serviço (“realizar trabalho”) com menos energia.

Cada um de nós pode contribuir para um uso mais eficiente da energia, buscando equipamentos mais eficientes, ou seja, aqueles que usam menos recursos para proporcionar a mesma quantidade de energia útil. (http://epe.gov.br/pt/abcdenergia/eficiencia-energetica)

As ações para busca de eficiência energética devem ser dimensionadas de forma ampla, através de políticas públicas, mas também nas ações pessoais. Entre uma e outra dimensão temos o Condomínio, uma propriedade particular, que é dividida entre seus moradores e proprietários.

O problema começa quando analisamos no Condomínio quem é o responsável pela gestão financeira e estrutural. O Síndico em geral é um gestor, um líder, que não possui conhecimentos técnicos na área energética, e que pode ser induzido a erros na compra e contratação de serviços que prometem economia e sustentabilidade.

Não basta comprar lampadas de led ou instalar placas para produção de energia solar. O assunto é mais complexo e requer muito cuidado.

Quer entender melhor este assunto para aplicar no seu condomínio? 

Participe de nosso próximo evento em 17 de abril de 2019. Síndicos, conselheiros, condôminos e funcionários estão convidados para a Palestra Eficiência Energética.

Acesse em nosso blog a entrevista com nosso palestrante, Marcel B. Penteado –> https://cmpremium.com.br/iv-ciclo-de-palestras-eficiencia-energetica/