Aconteceu | O FUTURO DOS CONDOMÍNIOS

O Futuro dos Condomínios debate segurança e profissionalização dos síndicos

Estima-se que até 2020, metade dos condomínios do Brasil devem ser administrados por síndicos profissionais. Além disso, em aproximadamente 90% dos assaltos a condomínio, o bandido entra pela porta da frente.

 

“Novas visões sobre a segurança e a profissionalização do síndico” foi o tema do evento O Futuro dos Condomínios promovido pela Administradora CM Premium/ Grupo CM Condominium,  no dia 22 de agosto. O encontro foi no Empório Kaminski, em Curitiba, tendo como objetivo promover o debate e o conhecimento, iluminando o entendimento sobre o que é ser Síndico e as responsabilidades em relação à segurança.

 

 

José Henrique Hornung_ph3 solutions

Para falar sobre o Perfil do síndico contemporâneo e suas responsabilidades, o convidado foi José Henrique Hornung, graduado em Direito, sócio fundador da ph3 solutions, co-criador e professor do Curso de Formação de Síndicos da PUCRS. Ele abordou os aspectos gerais da atividade de síndico, traçando um paralelo com o síndico da atualidade; também a responsabilidade civil e criminal: pressupostos e casos na jurisprudência. “Estima-se que até 2020, metade dos condomínios do Brasil serão administrados por síndicos profissionais (dado do Instituto Pró-Síndico), por isso a importância da capacitação profissional do síndico frente aos desafios da gestão, responsabilidade civil e criminal.”

 

 

Fabio Barqui Steren_Magav Segurança Estratégica

 

Também do Rio Grande do Sul, outro convidado foi Fabio Barqui Steren, abordando o tema Novas formas de fazer segurança: Reduzindo custos e aumentando o nível de proteção. Fabio levantou dados do SindicoNet, que dão conta que em aproximadamente 90% dos assaltos a condomínio, o bandido entra pela porta da frente. Fabio abordou a relação desproporcional entre os altos investimentos aportados em segurança física e eletrônica e a falta de preparo dos “recursos humanos” do condomínio, sejam eles a equipe de portaria, moradores ou demais colaboradores do condomínio que acabam ficando em segundo plano quando o assunto é Segurança. Ressaltou-se a importância de um plano de segurança com enfoque nas pessoas, pois delas depende o sucesso do planejamento no dia a dia.  Steren é graduado em Gestão de Segurança Privada, com diversos cursos em Israel e no Brasil, sócio fundador da MAGAV – Segurança Estratégica e professor do Curso de Formação de Síndicos da PUCRS.

 

Luciano Souza _ CMBaiak Advogados

Os Aspectos Jurídicos ficaram a cargo de Luciano de Souza, graduado em Direito pelo Centro Universitário Unibrasil e Pós graduado em Direito Contemporâneo com Ênfase em Direito Público pela Universidade Positivo. O advogado, cuja rotina é assessorar juridicamente os Condomínios, falou sobre a responsabilidade do condomínio na segurança patrimonial e sobre os bens particulares.

 

 

 

Átila Cordova_ MAGAV – Segurança estratégica

A mediação do encontro foi feita por Átila Cordova, sócio diretor da MAGAV – Segurança estratégica em Curitiba, atual diretor de segurança da comunidade israelita do Paraná. Ele também foi responsável pela coordenação da segurança da delegação de Israel nos jogos Olímpicos de 2016, com mais de 13 anos de experiência na gestão de segurança privada. “Nosso objetivo com o bate-papo é mostrar a importância da integração e parceria entre os ‘elos desta corrente’ que é viver em comunidade.  A segurança como especialidade e a gestão de pessoas”.

 

 

O evento ainda contou com a brilhante participação dos Síndicos, Conselheiros, Condôminos e prestadores de serviço da área, que em muito contribuíram com perguntas e no debate.

A CM Premium, empresa do Grupo CM Condominium (www.grupocmcondominium.com.br), ficou honrada com a participação de todos e informa que encaminhou as doações de alimentos arrecadados à APACN (www.apacn.com.br).

Aproveitamos a oportunidade para convida-lo a nossos próximos eventos. Juntos, conseguiremos evoluir na produção de conhecimento sobre a realidade condominial, com qualidade.

#TimeCMPremium #TimeCMCondominium

Mais informações:

www.ph3solutions.com.br

www.magav.com.br

www.cmbaiak.adv.br

www.grupocmcondominium.com.br