Outubro Rosa – Grupo CM Condominium

Meninas do Grupo CM Condominium

OUTUBRO ESTÁ CHEGANDO AO FIM, MAS A PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA CONTINUA…

Depois do câncer de pele, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo a cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Apesar de mais raro, este tipo de câncer pode atingir homens também, em média 1% do total de casos registrados.

De acordo com o INCA, estima-se que até o fim deste ano, totalize em torno de 60.000 novos casos.

Mais raro antes dos 35 anos, esta doença é mais comum a partir dos 50 anos e estatísticas indicam aumento dos casos tanto em países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento.

QUAIS AS FORMAS DE PREVENÇÃO?

O câncer de mama não pode ser prevenido ainda, mas pode ser diagnosticado o mais cedo possível. Para isso, é recomendável que seja feito o auto exame mensalmente e a partir dos 40 anos, também é recomendável fazer mamografia uma vez por ano.

Por meio da alimentação, nutrição e atividade física, estima-se que é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

SINTOMAS

Normalmente, o câncer de mama não apresenta sintomas no início. Ele pode estar associado a um caroço na mama ou representado por áreas de retrações ou manchas e alterações na pele da mama. Além disso, ainda pode estar ligado com saída de líquido do bico da mama, geralmente no caso do câncer estes líquidos tem coloração semelhante à sangue.

ORIGEM DO OUTUBRO ROSA 

O laço rosa simboliza a luta da mulher contra o câncer de mama. O símbolo é utilizado por diversos artistas, empresas e entidades voltadas para a mulher. A iniciativa partiu da Fundação Susan G. Komen for the Cure, e em 1990 foi realizada a primeira corrida pela cura.

Faça parte dessa causa você também.