Aconteceu | Pets no Condomínio

Aconteceu no último dia 26/07 a palestra “Caodominio”. Foi um momento de debate para questões relacionadas aos Pets em Condomínio, bem como uma oportunidade para conhecer o projeto Caodominio da Médica Veterinária Elaine Tamura (conheça mais, entre no site: http://caodominio.com/index ).

Há muito tempo a Administradora CM Premium, através de seu Setor de Relacionamento, percebe a dificuldade de Síndicos e Condôminos em tratar o Assunto “Pet”, buscando alternativas para assessorar as tratativas desse assunto.

De um lado tem-se um número cada vez maior de Condôminos que tem em suas unidades animais de estimação das mais variadas raças e tipos. De outro, o estresse diário tem levado muita gente a ter um limite de tolerância para barulhos cada vez menor. Está formado o cenário perfeito para conflitos.

A legislação brasileira assegura ao condômino o direito de manter animais em sua casa ou apartamento com a premissa de que estes não causem incômodo ou risco à saúde e segurança dos demais moradores, bem como funcionários e visitantes.

Contudo, delimitar o que é “incômodo” às vezes é bem subjetivo e pessoal. Sendo assim, tivemos na palestra alguns debates e dicas, que resumidamente sugerem:

  • o ideal é uma intervenção do Síndico ao inicio das reclamações, pois depois de criado conflito, fica muito difícil mediar de forma rápida e produtiva, pois os vizinhos estarão emocionalmente afetados.
  • é bastante útil revisar o Regimento Interno e Convenção, atualizando tais documentos conforme os costumes e leis também se modificam.
  • é produtivo criar comissões específicas, no caso uma “comissão pet” para debater entre os condôminos as questões, a fim de não ficar a cargo do síndico a busca de soluções.
  • o Síndico deve estimular o debate através de circulares, reuniões e também levando palestras para dentro do Condomínio.

Tomar medidas administrativas e punitivas é papel do Síndico, mas antes de chegar ao ponto de se estabelecer tristes conflitos entre vizinhos, melhor atuar com prevenção.

A CM Premium acredita na força de boas práticas preventivas, por isso estamos sempre convidando nossos clientes e a comunidade condominial a participar destes momentos de reflexão.

Em agosto, mais um encontro, participe!!! Entre em contato conosco.

#TimeCMPremium: nossa missão, promover a reflexão na área Condominial.