Gestão Condominial de Sucesso

Em geral as pessoas buscam morar em Condomínio por conta da segurança que acham que vão encontrar nesta “micro comunidade”.  Pesquisar se o Condomínio tem uma GESTÃO CONDOMINIAL DE SUCESSO não faz parte do check list do candidato à compra ou locação.

O primeiro desejo que o Condômino tem em relação à sua moradia e ou trabalho em Condomínio tem a ver com essa busca pela segurança. Ocorre que após a negociação de compra ou aluguel de uma unidade em condomínio, vêm as outras necessidades: a de se ter uma taxa condominial baixa, regras que lhe garantam conforto e tranquilidade, manutenções em dia, inadimplência controlada para não onerar a todos, bom atendimento para questões de convivência, etc.

Em geral os condôminos evitam “se aborrecer” com os assuntos da Gestão do Condomínio e acabam pagando a taxa mensal sem entender ao certo a que se destina. Estes, acabam se envolvendo apenas quando se sentem lesados ou frustrados com algo que percebem ou incomodam.

Outra parte de condôminos acabam acompanhando mais de perto, apoiando e fiscalizando a gestão. Alguns vão buscar assumir o papel de Síndico ou a função de Conselheiro.

A questão é: quais os requisitos para uma boa gestão, entendendo que o sucesso do Condomínio é a saúde financeira, aliada à manutenções estruturais em dia, atendimento à legislação, investimentos em melhorias e segurança, boa convivência entre os condôminos…

O segredo está na rede de atendimento ao Condomínio, profissional e competente. O Síndico morador dificilmente irá ter tempo para se dedicar e todos os conhecimentos técnicos necessários para fazer a gestão do condomínio. Por outro lado, o Síndico Profissional não tem como dispender tempo para as atividades técnicas do dia a dia e fazer sua gestão, tendo em vista que atende a outros condomínios também.

Um dos assuntos mais importantes e preocupantes na Gestão Condominial é o Quadro de Funcionários. Seja próprio ou terceirizado, é o item que mais custa recursos mensais ao Condomínio, assim como um dos mais frágeis, quando se fala em investimentos e prejuízos.

Enquanto funcionários de uma empresa, que tem diretrizes definidas e hierarquia consolidada, os funcionários tem mais facilidade para absorver o clima de trabalho e as regras, no Condomínio, onde o grupo diretivo muda a cada eleição, onde todos que pagam se sentem “empregadores” e o Síndico muitas vezes não tem experiência de gestão de RH, os riscos de ações trabalhistas é significativamente maior.

É por estas e outras razões que o Grupo CMCondominium sempre busca orientar Síndicos, Conselheiros e Condôminos, clientes ou não, para entender melhor as questões trabalhistas e evitarem problemas. No próximo dia 10 de outubro teremos novo evento com este tema:

Quer ver seu condomínio evoluir e valorizar o seu imóvel? Faça parte do grupo que participa da gestão: vá a todas as assembleias, leia todos os comunicados, acompanhe os balancetes e livros contábeis. Opine, converse com seu Síndico e participe de forma madura. Exija sempre boas empresas na assessoria administrativa.

Quer conhecer como o Grupo CMCondominium atende seus condomínios? Entre em contato conosco, teremos um enorme prazer em apresentar nosso formato de trabalho.

Beatriz Mello | #TimeCMCondominium