Novembro Azul – Grupo CM Condominium

AGORA É A VEZ DOS HOMENS.
NOVEMBRO AZUL: MÊS DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA.

De acordo com o INCA, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Considerando ambos os sexos, é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

QUAIS AS FORMAS DE PREVENÇÃO?

Aderir a uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer. Outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar. A incidência do câncer de próstata, aumenta significativamente após os 50 anos.

SINTOMAS

Na sua fase inicial, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, em situações mais mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

TRATAMENTO

O tratamento varia de acordo com o estágio da doença. Cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos. Quando a doença está avançada,  radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Quando há metástase, (o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento é a terapia hormonal.  A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios do tratamento com o seu médico.

Participe! Apoie essa causa!