Manutenção de sistema de pára raio

Por quê devo me preocupar com a manutenção do sistema de para-raios?

      Dados de 2017 do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontam a incidência anual de 77,8 milhões de descargas atmosféricas no Brasil, um crescimento de 42% se comparado com números do mesmo Instituto do ano de 2002, que era de 55 milhões.

      Mesmo com esses dados alarmantes, nem sempre o síndico dá a atenção necessária para este sistema, e não é por descaso, mas muitas vezes por desconhecimento da importância do mesmo ou por falta de informação.

      A função do SPDA, que significa Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas (popularmente conhecido como Pára-raio) é de proteger a estrutura condominial, inclusive contra incêndios, além de preservar a vida dos moradores dentro da edificação e dos equipamentos elétricos e eletrônicos.

     A NBR 5419 de 2015 regulamenta a instalação, e também, os testes a serem realizados no sistema, com equipamentos adequados, compondo um laudo de inspeção e uma ART (anotação de responsabilidade técnica) assinada por um Engenheiro Eletricista.

      Com este laudo de inspeção, o técnico irá verificar todo o sistema, desde o captor localizado na cobertura do edifício, até as descidas para as caixas de aterramento, localizada no térreo ou último pavimento, seguindo os projetos entregues pelas construtoras. O laudo, que deve ser realizado anualmente, deve conter o gerenciamento de risco da estrutura e ações a serem tomadas pelo gestor do condomínio, para que a estrutura esteja em perfeita conformidade com a segurança. 

Pense nisso! A quantas andam as manutenções preventivas de seu condomínio?

Lembre-se que na CMPremium temos uma equipe capacitada para lhe orientar e programar as manutenções periódicas e preventivas no seu condomínio.

Conte com a gente! visite nosso site: www.cmpremium.com.br

Acesse nossas redes sociais:

   

e acesse nosso site www.grupocmcondominium.com.br