SOLICITE UMA PROPOSTA
PORTAL DO MORADOR
TRABALHE CONOSCO

Artigos

Você sabe o que significa Janeiro Branco?

31 de janeiro de 2023

A CMPremium, sempre atenta em trazer assuntos atuais e trocar experiências com toda a comunidade condominial, entende que uma administradora de condomínios pode ser um importante veículo de informação de qualidade para seus clientes sobre os mais diversos temas  do cotidiano das pessoas.


Pensando nisso, convidamos a Psicóloga Gisele Texdorf Martins para nos ajudar a entender um pouco melhor o que é campanha Janeiro Branco e, aproveitando o momento, realizamos uma entrevista com a subsíndica Larissa, cliente da CMPremium de um condomínio de Londrina, que gentilmente compartilhou sua história de lutas e conquistas contra a depressão, e como o trabalho dedicado ao condomínio contribuiu para reesignificar sua vida e seguir em frente.


Bem, Janeiro Branco é uma campanha brasileira que surgiu no em 2014 e este ano o lema principal é “o mundo pede saúde mental". A cor escolhida é branca pois remete ao significado da cor "paz" e o mês é o de janeiro, pois é no inicio do ano que costumamos fazer novos projetos, novos ciclos são iniciados.


A campanha deste ano tem como tema "A vida pede equilíbrio", e a partir desse lema são promovidas palestras, lives e muitas outras ações que incentivam o conhecimento e a quebra de preconceitos em relação ao tema, como este depoimento que vocês acompanharão a seguir, e que servem para reflexão e inspiração.


A Sub Síndica Larissa, contou-nos um pouco da sua história e a luta com a depressão, nos autorizando a compartilhar, a fim de tocar pessoas que estejam nesse momento vivendo os sofrimentos da doença e ainda não iniciaram um tratamento.


Ela nos conta que em 2012, aos 23 anos a partir de uma gravidez não planejada, iniciou com sentimentos de culpa e ansiedade fortes. Após o parto, com a filha necessitando de cuidados médicos e cirurgia, as crises se agravaram, até que em um dos atendimentos médicos no hospital, enquanto cuidava da filha, um médico percebeu a depressão pós parto a partir do comportamento dela.


A partir disso, iniciou-se uma caminhada, de tratamentos e crises. No auge, Larissa pensou até em tirar a própria vida. Porém encontrou alguém que com palavras a trouxe de volta e a estimulou a continuar se tratando.  Larissa nos disse que “é um dia de cada vez ...eu ainda sinto a dor da depressão ... Aquela dor que parece que meu peito está virando uma pedra.”


Ela conta que aprendeu a viver, sabendo que precisa sempre se cuidar, mas nesse caminho ela encontrou profissionais e atividades que a levam a uma vida plena. Encontrou no Muay thai uma poderosa ferramenta, e diz que ser subsíndica a ajuda a canalizar a energia, se ocupar, dedicando-se ao seu Condomínio, auxiliando na ansiedade.


Larissa compartilha aqui um relato de dor e vitória, que passou por aceitar e perseverar na ajuda, encontrando novos caminhos. Ela pede para que possamos compartilhar e ainda finaliza: “E quem quiser conversar comigo, estou a disposição!"


Segundo a psicóloga Gisele, "infelizmente os dados estatísticos apontam o Brasil como um países com maior número de casos de depressão e transtornos de ansiedade. Por isso,  precisamos além do conhecimento sobre as doenças, o conhecimento de como podemos prevenir, como identificar e como ter uma vida mental equilibrada sempre devem ser lembrados, por isso agradece também a Larissa por compartilhar sua historia de luta e conquista! e reforça como procurar um profissional capacitado, atividade física e um propósito, contribuem positivamente para o tratamento da depressão".


Desejamos à Larissa que sua gestão como subsíndica seja um sucesso! E também agradecemos a Psicóloga Gisele pelas explicações.

Larissa é subsíndica de um condomínio cliente da CMPremium da cidade de Londrina.
Gisele Texdorf Martins é Psicóloga CRP 08/10329, com especialização em Tanatologia, palestrante e professora universitária. @acolherpsicoelutos

Sobre a autora: Angela Salvadori é formada em Administração, mestre em Educação, membro da Câmara de Condomínios do CRA/PR, Diretora Administrativa da empresa CMPremium, mãe de 3, e uma incansável entusiasta da vida em harmonia no condomínio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ainda não é cliente?

Traga a CMPremium como aliada ao seu condomínio.
Solicite uma proposta

Receba nossas novidades!

Cadastre-se e receba nossas informações e novidades em primeira mão, diretamente no seu e-mail.

"*" indica campos obrigatórios

politica

CMPremium - Administradora de Condomínios em Paraná e Santa Catarina
Nossa missão é prestar assessoria
administrativa de forma técnica
para o síndico e para o conselho
fiscal/consultivo.
desenvolvido com por CMPremium © 2024