SOLICITE UMA PROPOSTA
PORTAL DO MORADOR
TRABALHE CONOSCO

Artigos

Como diminuir a inadimplência no condomínio?

1 de agosto de 2023

A inadimplência é um dos maiores desafios enfrentados pela gestão dos condomínios. Além de prejudicar ao próprio inadimplente, essa circunstância impacta diretamente na capacidade do condomínio de arcar com seus compromissos financeiros, prejudicando a qualidade de vida de todos os condôminos. Continue a leitura para saber como diminuir a inadimplência no condomínio:

O papel do síndico na cobrança das taxas condominiais

O síndico é peça fundamental na gestão condominial como um todo, incluindo a cobrança periódica das taxas condominiais. Segundo o artigo 1348 da Lei 10.406 de 10 de janeiro de 2022, inciso VII do Código Civil, cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar multas devidas é uma função que compete ao síndico.

Mesmo que o intuito da cobrança seja sempre visando o bem-estar dos condôminos por meio do pagamento das contas do condomínio, sabemos que essa tarefa pode ser bastante delicada, pois exige técnicas e métodos específicos para que todo o processo seja humanizado e diplomático. É por isso que, boas administradoras de condomínio possuem setores específicos para a cobrança de inadimplentes. Esses setores contam com profissionais especializados em negociação, que se dedicam exclusivamente a entrar em contato com os inadimplentes, esclarecer dúvidas, oferecer alternativas de pagamento e buscar soluções amigáveis.

Setor para cobrança de inadimplentes

O principal benefício de contar com o auxílio de um setor específico para cobranças é que os síndicos não precisam se indispor com os condôminos. Além disso, elas podem se concentrar em outras demandas essenciais da gestão condominial, contribuindo para o bom funcionamento administrativo.

Algumas das estratégias que podem ser utilizadas pelo setor especializado em cobranças das taxas condominiais é manter a comunicação clara com os condôminos, oferecendo uma cobrança humanizada através  de uma equipe altamente qualificada e, eventualmente, recorrer à ações judiciais como um último recurso. Caso seja necessário recorrer ao jurídico, o próprio setor responsável já se encarrega de todo o processo, mantendo o síndico livre para realizar suas outras responsabilidades.

Administradora de Condomínios

Aqui na CMPremium, oferecemos um serviço completo em administração de condomínios, incluindo um setor especializado em cobrança condominial inteligente. Entre em contato conosco para saber mais informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ainda não é cliente?

Traga a CMPremium como aliada ao seu condomínio.
Solicite uma proposta

Receba nossas novidades!

Cadastre-se e receba nossas informações e novidades em primeira mão, diretamente no seu e-mail.

"*" indica campos obrigatórios

politica

CMPremium - Administradora de Condomínios em Paraná e Santa Catarina
Nossa missão é prestar assessoria
administrativa de forma técnica
para o síndico e para o conselho
fiscal/consultivo.
desenvolvido com por CMPremium © 2024