Ele pode ter dois formatos: previsão orçamentária ou rateio de despesas.
A Previsão Orçamentária consiste em uma previsão de gastos, ou seja, dentro do contexto do condomínio apresenta-se aos moradores, em assembleia específica, uma provisão de despesas que o condomínio terá, de maneira bem ajustada aos gastos que possivelmente ocorrerão. Porém é importante salientar que esta é apenas uma “previsão” e que deve ser revista periodicamente para estar sempre de acordo com os gastos que o condomínio apresenta.
Já o Rateio de Despesas baseia-se na divisão de todas as despesas que o condomínio teve no mês anterior dividindo-as entre os moradores. Adotado este formato, é importante saber que o valor da taxa condominial pode sofrer flutuações mês a mês, ou seja, irá acompanhar a variação de despesas que o condomínio teve, assim, se as despesas forem maiores em determinado mês, a taxa também será maior, e se a despesas do condomínio forem menores, a taxa condominial será menor.
Para garantir o pagamento das contas mensais através do rateio de despesas, o condomínio deve ter inadimplência quase nula, pois caso apresente inadimplência, ou não possuir uma garantidora, isso irá impactar drasticamente no seu fluxo de caixa, não conseguindo pagar suas despesas.
Quer saber mais? Procure a CM Premium. Nós teremos imenso prazer em lhe atender e ajudar você e seu condomínio a escolher qual a melhor forma de rateio.
Kelly Aparecida Machado faz parte do time de profissionais do Setor de Rateios da Administradora CM Premium #TimeCMPremium
atendimento@162.241.243.177
"*" indica campos obrigatórios