Infelizmente, a violência em condomínios tem sido uma preocupação crescente, especialmente em assembleias onde interesses pessoais podem gerar conflitos.
Esse comportamento agressivo pode vir a se refletir na maneira como os condôminos tratam os fornecedores e colaboradores da administradora.
Continue a leitura para conferir algumas ações que ajudam a combater conflitos em assembleias:
A comunicação violenta muitas vezes é fruto da falta de compreensão sobre o papel dos fornecedores e colaboradores.
Campanhas de conscientização, como a promovida pela Anacon, com o apoio do Secovi Curitiba e da Aacepr, são importantes para educar os condôminos sobre a importância do respeito nas interações diárias.
Para evitar conflitos durante as assembleias, é recomendável contar com a presença de um mediador profissional.
Esse especialista ajuda a conduzir as discussões de maneira pacífica, mantendo o foco nas soluções e evitando que os interesses pessoais escalem para comportamentos agressivos.
Estabelecer um código de conduta claro para as assembleias e eventos do condomínio é uma boa maneira de prevenir confrontos.
Esse documento deve enfatizar o respeito mútuo, a civilidade e o uso de uma comunicação assertiva, além de definir as consequências para quem violar essas diretrizes.
A administradora pode promover reuniões periódicas com os condôminos para discutir problemas e soluções de forma proativa, antes que as tensões se acumulem.
Uma comunicação transparente e assertiva ajuda a esclarecer mal-entendidos e evita o acirramento de ânimos.
Fornecer treinamento aos colaboradores da administradora e aos fornecedores sobre como lidar com situações de conflito e como praticar a comunicação não-violenta também é uma medida importante.
Dessa forma, eles poderão se proteger emocionalmente e responder de maneira profissional aos desafios que surgirem.
Conte com a equipe CMPremium para colocar as dicas acima em prática com eficiência, mas também para encontrar outras soluções que sejam pensadas especificamente para as questões do seu condomínio.
Nossa função enquanto administradora de condomínios também é mediar esse tipo de conflito antes, durante e depois das assembleias condominiais.
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