SOLICITE UMA PROPOSTA
PORTAL DO MORADOR
TRABALHE CONOSCO
Artigos

Violência em condomínios: ações para combater conflitos em assembleias

17 de março de 2025
Violência em condomínios: ações para combater conflitos em assembleias
Compartilhar artigo:

Infelizmente, a violência em condomínios tem sido uma preocupação crescente, especialmente em assembleias onde interesses pessoais podem gerar conflitos.

Esse comportamento agressivo pode vir a se refletir na maneira como os condôminos tratam os fornecedores e colaboradores da administradora.

Continue a leitura para conferir algumas ações que ajudam a combater conflitos em assembleias:

Educação e conscientização

A comunicação violenta muitas vezes é fruto da falta de compreensão sobre o papel dos fornecedores e colaboradores.

Campanhas de conscientização, como a promovida pela Anacon, com o apoio do Secovi Curitiba e da Aacepr, são importantes para educar os condôminos sobre a importância do respeito nas interações diárias.

Mediação profissional

Para evitar conflitos durante as assembleias, é recomendável contar com a presença de um mediador profissional.

Esse especialista ajuda a conduzir as discussões de maneira pacífica, mantendo o foco nas soluções e evitando que os interesses pessoais escalem para comportamentos agressivos.

Códigos de conduta

Estabelecer um código de conduta claro para as assembleias e eventos do condomínio é uma boa maneira de prevenir confrontos.

Esse documento deve enfatizar o respeito mútuo, a civilidade e o uso de uma comunicação assertiva, além de definir as consequências para quem violar essas diretrizes.

Comunicação transparente e respeitosa

A administradora pode promover reuniões periódicas com os condôminos para discutir problemas e soluções de forma proativa, antes que as tensões se acumulem.

Uma comunicação transparente e assertiva ajuda a esclarecer mal-entendidos e evita o acirramento de ânimos.

Treinamento para colaboradores e fornecedores

Fornecer treinamento aos colaboradores da administradora e aos fornecedores sobre como lidar com situações de conflito e como praticar a comunicação não-violenta também é uma medida importante.

Dessa forma, eles poderão se proteger emocionalmente e responder de maneira profissional aos desafios que surgirem.

Administradora de condomínios

Conte com a equipe CMPremium para colocar as dicas acima em prática com eficiência, mas também para encontrar outras soluções que sejam pensadas especificamente para as questões do seu condomínio.

Nossa função enquanto administradora de condomínios também é mediar esse tipo de conflito antes, durante e depois das assembleias condominiais.

Entre em contato conosco e saiba mais informações!

Compartilhar artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ainda não é cliente?

Traga a CMPremium como aliada ao seu condomínio.
Solicite uma proposta

Receba nossas novidades!

Cadastre-se e receba nossas informações e novidades em primeira mão, diretamente no seu e-mail.

"*" indica campos obrigatórios

politica

CMPremium - Administradora de Condomínios em Paraná e Santa Catarina
Nossa missão é prestar assessoria
administrativa de forma técnica
para o síndico e para o conselho
fiscal/consultivo.
desenvolvido com coração por evonline CMPremium © 2025